A psicoterapia sistêmica leva em conta o sistema (família, escola,trabalho, relacionamentos) em que a pessoa está incluída. Toda a conduta humana se manifesta através das áreas do corpo, do mundo externo e da mente. Na psicoterapia sistêmica as intervenções são específicas para isso.
As terapias sistêmicas têm suas raízes na terapia familiar. Nessa perspectiva, o que importa é a relação, ou seja, o processo de interação entre as pessoas, e não tanto a observação do indivíduo isolado.
O ponto de junção das diversas abordagens é o conceito de sistema, a partir do qual se deduz que o todo é maior que a soma das partes. O que quer dizer que a partir da abordagem sistêmica dá-se ênfase às propriedades do todo que resulta da interação dos diferentes elementos do sistema. Se traduzirmos, em termos gerais, isso significa que o que importa é a relação que surge da interação entre as pessoas.
Como é o tratamento?
O tratamento consiste em sessões semanais de 50 minutos. O tratamento usualmente leva de 9 a 12 meses. O foco do tratamento é a elaboração dos conflitos gerados pelas vivencias do momento.
Faça um agendamento!